O vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue, protocolou na manhã de ontem um ofício para solicitar ao prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, a implantação de uma Patrulha da Maria da Penha na cidade, que visa proteger as mulheres contra a violência doméstica.
A indicação tem o objetivo de apoiar e respaldar as mulheres que, na maioria dos casos, são violadas, seja pelo cônjuge, irmão ou o próprio pai. Do ano passado para cá, os índices de violência contra a mulher só cresceram.
A ideia é que haja um patrulhamento exclusivo feito pela Guarda Civil Municipal (GCM) do município, atendendo casos de violência física, sexual, patrimonial, moral ou psicológica. A proposta consiste em visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência e reprimir atos de violência.
Renatinho fez uma emenda impositiva para aquisição de viaturas para a GCM, uma delas exclusiva para o patrulhamento do projeto em questão, porém, até o momento, a Prefeitura de Ferraz ainda não conseguiu adquirir os veículos com o valor aprovado por unanimidade no plenário da câmara.
A intenção é que as mulheres tenham o apoio da central telefônica 153, da Guarda Municipal, que recebe solicitações de atendimentos emergenciais. Nos casos de risco iminente pela aproximação e presença do agressor, a central aciona imediatamente a patrulha para garantir a segurança da vítima.
O parlamentar vê extrema relevância e urgência neste tipo de projeto e espera que o prefeito atenda ao pedido, que representa o desejo de milhares de mulheres que residem em Ferraz e buscam por ajuda e solução para o ciclo de violência que vivem.
"Sabemos que em Ferraz, pelo fato de não haver uma Delegacia da Mulher, os índices de violência e feminicídio são elevados. Por esta razão, a Patrulha Lei Maria da Penha daria o respaldo para a ferrazense que se sentir ameaçada ou agredida de alguma maneira", finalizou Renatinho.