A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, iniciou uma campanha que visa conscientizar os comércios estabelecidos na cidade que trabalham no ramo de construção civil para a não comercialização de produtos que contenham o amianto.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, o material contendo Amianto, como telhas e caixas-d'água, não devem mais ser comercializados. "Graças a um trabalho amplo de conscientização, conseguimos chegar ao objetivo que é zerar a venda deste produto na cidade. A equipe de Vigilância está totalmente focada para a realização de ações que visam garantir a saúde dos poaenses".
O objetivo da campanha é divulgar o máximo possível e passar orientações sobre a Lei Estadual 12.684/2007, que proíbe no Estado de São Paulo o uso de produtos, materiais ou artefatos que contenham qualquer tipo de amianto ou asbesto ou outros minerais que acidentalmente tenham fibras de amianto na sua composição.
O amianto pode causar sérios problemas à saúde, que vão desde doenças respiratórias como fibrose pulmonar por aspiração de pó; câncer de pulmão ou de laringe; entre outros. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o amianto é um produto comprovadamente carcinogênico para os seres humanos e não há limite seguro para exposição.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fabiani Ferri, o objetivo é manter o bom resultado alcançado nas ações realizadas durante os últimos anos. "Não encontramos em nenhum comércio da cidade a venda de produtos que contenham o amianto e isto é o resultado do trabalho de conscientização que ganhou respaldo dos comerciantes que atuam no ramo", finalizou.