De acordo com o IBGE, uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que o recomendado. Diante das estatísticas e com o intuito de alertar a população sobre os fatores de risco à obesidade infantil, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde mediante a atuação da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), realizou um grupo de orientação na Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Nova.
O enfermeiro Valter Aparecido e a auxiliar de enfermagem Lucilene Miranda apresentaram o que pode aumentar o risco da criança ou adolescente desenvolver a obesidade e os fatores que contribuem, como dieta desequilibrada rica em fast foods, alimentos industrializados e congelados, refrigerantes, doces e frituras; sedentarismo, uma vez que a atividade física ajuda a queimar as calorias ingeridas; histórico familiar de obesidade; maus hábitos alimentares e aspectos psicológicos, como estresse ou tédio.
"Nós sempre orientamos que se os pais tiverem qualquer preocupação em relação ao peso do filho, procure ajuda médica. O pediatra irá levar em consideração o histórico familiar, assim como o crescimento da criança ou do adolescente para identificar traços da obesidade e iniciar o tratamento adequado", alertou a secretária municipal de Saúde, Estela Santana.