Para auxiliar e ajudar os refugiados bolivianos que vieram para o Brasil em busca de melhores condições de vida, a Paróquia Jesus Divino Mestre, em Itaquaquecetuba, realiza, há cerca de quatro meses, um trabalho de acompanhamento a esses imigrantes. A igreja já atendeu, ao longo deste período, um total de 50 famílias. Atualmente, apenas o Estado de São Paulo concentra 52% dos 5.134 refugiados dessa nacionalidade reconhecidos no Brasil, segundo dados do Ministério da Justiça.
Com a crise política que a Bolívia enfrenta, muitos nativos se refugiam para o Brasil, mesmo que ilegalmente, em busca de conquistar uma colocação no mercado e melhorar as condições de vida. Ao chegar ao novo país, grande parte deles não encontra apoio e direcionamento com relação aos caminhos a serem seguidos. Para ajudá-los, os voluntários da Paróquia Jesus Divino Mestre os acompanham e oferecem orientações, com o objetivo de promover a inclusão desses grupos numa nova cultura, sociedade, mercado e estilo de vida.
O padre Juan Obregon, de 39 anos, é peruano e está aqui no Brasil há três anos. Ele é um dos responsáveis pelo trabalho de acolhimento dos bolivianos e diz que a principal atividade é o aconselhamento pastoral. A atividade consiste em conhecer e entender melhor o indivíduo, identificando os medos e as qualidades desses imigrantes, para que, assim, possam prestar o apoio necessário. Batismos e cerimônias de casamento também podem ser realizados entre os imigrantes, caso eles desejem.
O religioso contou que, atualmente, a paróquia atende cerca de 50 famílias, porém, o espaço não oferece abrigo físico para os bolivianos passarem a noite. "Durante o dia, eles ficam conosco, para que façamos os acompanhamentos, e, à noite, dormem em casas de pessoas que fizeram amizades ou de familiares que moram por aqui (no caso daqueles que os têm)", explicou.
Com documentos ilegais, geralmente os bolivianos não sabem como regularizar a situação, e a igreja ajuda na formalização, indicando postos e associações que realizam este serviço.
A paróquia fica localizada na rua São Roque, no bairro Vila Japão, em Itaquaquecetuba. Todas as ações prestadas aos desabrigados são voluntárias, por isso, as refeições dispostas pela igreja, bem como a doação de cestas básicas, dependem da generosidade de outras pessoas. Os interessados em ajudar esse trabalho podem fazer uma visita à paróquia.
* Texto supervisionado pelo editor.