Integrar o que foi discutido ao longo do último ano aos conteúdos das palestras e formações que acontecem até amanhã, com a participação de mais de mil profissionais, é o objetivo da 3ª Parada Pedagógica da Secretaria de Educação de Arujá. Os desafios de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são o foco do evento.
Conforme a Lei Federal 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino estaduais e as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de qualquer nível de ensino. O prazo para implementação é janeiro de 2020, como explica a secretária municipal de Educação, Priscila Sidorco. "Por determinação do Ministério da Educação (MEC), a data-limite é esta. Na nossa rede, as discussões já estão acontecendo há meses com coordenadores pedagógicos e gestores da educação junto à comissão de implementação da BNCC", diz.
Palestra
Com o tema "As competências curriculares expressas na BNCC e no Currículo Paulista", a palestra ministrada pelo doutorando em Educação e professor da Educa Brasil, Victor Rodrigues, foi realizada de manhã e à tarde no Polo Cultural União. "O objetivo é provocar a reflexão sobre como o aluno aprende e quais as habilidades necessárias para ele acessar o aprendizado", explicou o professor. Língua estrangeira, educação infantil, educação física, competências na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as mudanças na educação especial são temas em debate.