O sistema municipal de transporte coletivo de Mogi das Cruzes continua passando pelo processo de renovação. Foram entregues na manhã de ontem 11 novos veículos da empresa Princesa, em evento que contou com a presença do prefeito Marcus Melo (PSDB), em Cezar de Souza, na rua João XXIII. Os novos ônibus substituirão outros mais antigos e que necessitam manutenção.
Além destes 11 novos veículos, outros dez, também da empresa Princesa, serão entregues no mês que vem. Só neste ano, 33 coletivos já foram entregues, visando a renovação da frota.
Os novos ônibus apresentados ontem deverão começar a operar ainda nesta semana e atenderão as linhas C202 (Conjunto Santo ngelo via Braz Cubas), C601 (Alto do Botujuru), C405 (Conjunto Residencial Cocuera), E203 (Conjunto Santo ngelo), C507 (Vila Aparecida) e E501 (Vila Suíssa). Para consultar os itinerários e acompanhar o trajeto em tempo real, os passageiros podem baixar o aplicativo "Mogi no Ponto", que começou a funcionar em 2017. No entanto, como já publicado neste jornal, muitas pessoas não têm conhecimento sobre essa facilidade. Em resposta à reportagem, o prefeito Marcos Melo afirmou que vai implantar novas medidas de divulgação para que mais usuários do transporte público tenha conhecimento.
Durante a entrega, Melo relembrou que os novos ônibus, assim como os que já rodam na cidade, terão Wi-Fi. "Todos eles têm acessibilidade, conexão gratuita à Internet e também vão contar com televisores", detalhou.
O Secretário Municipal de Transportes, José Luiz de Almeida, também participou da cerimônia de ontem e contou sobre os projetos de aumentar o número de abrigos nos pontos de ônibus. "Hoje, estamos conversando aqui (debaixo de um abrigo de ponto de ônibus) e podemos observar o quanto ele é importante e traz conforto para as pessoas" ressaltou. Para este ano, a meta é aquisição de 200 novos abrigos. Junto ao governo federal, a prefeitura tem projeto para implantação de outros 600 abrigos. 
O secretário também falou sobre futuras medidas para garantir a preservação das novas estruturas já instaladas e que ainda serão nos pontos. "Ainda este ano, pretendemos criar uma Central de Monitoramento para supervisionar o sistema de transporte, as linhas dos ônibus e os agentes de trânsito", adiantou o secretário.
O sistema municipal de transporte coletivo do município possui em torno de 244 ônibus, que operam 84 linhas e transportam cerca de 3,3 milhões de passageiros por mês. Diariamente, são realizadas 3,3 mil partidas para todas as regiões da cidade.
*Texto supervisionado pelo editor.