A cidade de Mogi das Cruzes está em estado de alerta por conta da chuva que atingiu a região no domingo e madrugada de ontem - deixando diversos bairros debaixo d'água -, e do risco do rompimento de represas e córregos, que chegam a operar com a capacidade quase máxima. O alerta foi divulgado ontem pelo próprio prefeito Marcus Melo (PSDB) durante apresentação do novo secretário de Finanças e ouvidor Geral do município, na manhã de ontem. 
Uma das principais preocupações é a represa do rio Jundiaí, no distrito de Taiaçupeba, que, caso transborde, não haverá outra saída a não ser aguardar o nível da água baixar (leia mais na página 6). "Mogi está em estado de alerta, sim. Estamos muito preocupados com a represa do rio Jundiaí, pois se a água extravasar teremos que esperar baixar o volume", informou Melo.
Para se ter uma ideia, entre as 7 horas de anteontem e as 7 horas de ontem, foram registrados 57,6 milímetros de chuva no ponto de medição do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), no bairro da Ponte Grande. No entanto, os bairros mais afetados, sendo a região do Jardim Oropó, que compreende ao distrito de Taiaçupeba, Quatinga, Jardim Aeroporto, Jardim Santos Dumont e o distrito de Jundiapeba, registraram, respectivamente, 149 milímetros e 101 milímetros de volume de chuva.
De acordo com um balanço divulgado ontem à Imprensa pela administração municipal, o índice de chuvas esperado para o mês de março é de 120,6 milímetros, conforme o ponto de medição do DAEE. Entre os dias 1º de março e ontem, foram registrados 121,1 milímetros, sendo que em março do ano passado foram registrados 235,4 milímetros. Os valores revelam que, se comparado o volume de água registrado na região do Oropó entre anteontem e ontem, choveu mais da metade do volume registrado durante o mês de março de 2018.
Danos
Das ocorrências registradas até ontem, uma delas foi a queda de um muro que interditou parcialmente a avenida Kaoru Hiramatsu; dificuldades do transporte coletivo em atender as regiões do Quatinga, Manoel Ferreira, Jardim Vieira e São Lázaro; o abastecimento de água em diversos bairros, como no Jardim Boa Vista, em Biritiba Ussú, Taiaçupeba e Parque das Varinhas. O Serviço Municipal de Águas e Esgoto informou que o abastecimento deve ser normalizado até que os reservatórios que atendem as regiões citadas "atinjam o nível necessário para fornecimento de água constante". 
Previsão
Segundo a previsão do tempo, conforme informação do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há previsão de pancadas de chuva para toda a semana em Mogi das Cruzes. Para emergências, os munícipes podem ligar para a Defesa Civil pelo 199 e para a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) pelo 153.