Estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) o major PM Tibério, comandante interino e major da PM, Doll, sub comandante do 35º BPM/M de Itaquaquecetuba, com a secretária de Educação, Jane Moura Santos, acompanhada da secretária adjunta da pasta, Verônica Cosmo Barbosa. O objetivo do encontro realizado na última quinta-feira foi tratar de ações preventivas nas escolas em relação à questão da segurança.
Ciente da ação realizada em todas as escolas municipais no dia 20 de março sobre o combate à violência e a proposta de "Ação de Paz" sensibilizado pela tragédia de Suzano na E.E. Raul Brasil, os militares solicitaram o encontro para potencializar a parceria já existente entre as instituições. Ficou acordado que a Semecti passará as demandas pertinentes à Polícia Militar (PM), após os encontros de roteiros da Supervisão que ocorrem, todos os anos, bimestralmente com o grupo de escola de cada supervisor. Após esta ação a pretensão da PM é reunir-se com os diretores, em grupos específicos, objetivando orientá-los sobre a questão da violência e de forma individual para tratar da realidade de cada comunidade bem como aproximar a escola da comunidade.
Para a secretária de Educação, Jane Moura Santos, esta parceria tem sido importante porque "somente somando forças poderemos minimizar os impactos da violência que dia a dia tem assolado nossas escolas e, sobretudo nossas crianças e familiares," destacou Jane.
Do mesmo modo a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, explicou que a presença da PM nas escolas municipais ocorre desde o início dos anos 2000, com o trabalho do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A ação tem sido muito importante na medida em que o projeto vem sendo compreendido como um meio para implementar ações de caráter educacional preventiva, auxilia e de forma significativa toda a comunidade escolar e território local, no que se refere, neste caso, à questão de segurança.