A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, inaugurou ontem oficialmente a Estação de Transformação de Distribuição de Energia (ETD) Parateí, em Guararema. Com investimento de
R$ 13,3 milhões, a subestação expandirá em 60% a capacidade do sistema energético da cidade, acompanhando o desenvolvimento econômico regional, além de beneficiar a população com melhoria na qualidade do fornecimento de eletricidade. O evento de inauguração contou com autoridades locais e representantes da EDP.
Localizada no bairro Industrial, a nova estação permite maior confiabilidade ao sistema elétrico local, impactando de forma benéfica toda a cidade (44 mil unidades consumidoras, entre indústrias, comércios, residências e poder público), com a garantia do fornecimento necessário para o crescimento e desenvolvimento econômico do município nos próximos anos. Ela traz mais robustez ao sistema existente, somando-se à Subestação Guararema, já instalada.
A ETD Parateí (88/13,8 kV) tem dois transformadores de 7,5/9,375 MVA, distribuídos em seis alimentadores de média tensão. A unidade, que tem 4.730 metros quadrados de área, conta com um sistema tecnológico de acústica que impede a propagação do som para o meio externo e toda a sua iluminação conta com lâmpadas LED, garantindo maior eficiência e reforçando a preocupação com a comunidade e meio ambiente.
As operações da estação serão telecomandadas remotamente via Centro de Operação Integrado (COI), localizado na sede da EDP, em Mogi das Cruzes. Totalmente digitalizada, a unidade possui um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção. Além disso, esta estação conta com moderno sistema de vídeo-monitoramento para segurança, que também permite aos operadores do COI visualizarem, de forma remota, as operações e serviços realizados nos equipamentos de alta tensão.
Atualmente, a EDP atende 1,9 milhão de clientes, cerca de 4,5 milhões de pessoas, e tem em sua área de concessão 63 subestações. A construção, ampliação e modernização de estações são fundamentais para acompanhar o aumento da demanda de energia. "A subestação Parateí foi planejada para reforçar a capacidade de abastecimento de energia, além de reforçar a confiabilidade dentro de elevadas condições técnicas e de segurança, melhorando a qualidade no fornecimento de energia", ressaltou Marney Antunes, diretor-geral da EDP.