O governo do Estado aguarda a liberação de recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) para concluir o lote 3 e iniciar o lote 4 de desassoreamento do rio Tietê. Esta segunda etapa atende a região de Suzano e Itaquá até Mogi das Cruzes.
As informações foram prestadas pelo superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Heitor Brandão de Azevedo, em audiência realizada com o deputado Estevam Galvão. O deputado pede agilidade no início das obras. "Este lote já deveria ter sido realizado. Lutamos há muitos anos pelo desassoreamento e, enquanto ele não é concluído, a população é obrigada a enfrentar enchentes e alagamentos", afirmou o deputado.
Estevam também cobrou informações sobre o início das obras no córrego Três Pontes, em Itaquá e a construção de um polder (barreira de contenção) e sistema de bombeamento nas ruas do bairro Vila Japão.
Ferraz
A pedido da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, Estevam também solicitou ao superintendente do Estado a limpeza e desassoreamento do trecho do rio paralelo à faixa de domínio da CPTM na cidade. Participaram da audiência o vice-prefeito Karim El Nashar; o secretário municipal de Obras e Meio Ambiente, Antônio Carlos dos Santos Ferreira e o vereador Hodirlei Martins Pereira, o Mineiro.