Mogi das Cruzes receberá a unidade móvel do Programa Mulheres de Peito, no Largo do Rosário, a partir do próximo dia 12. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o governo do Estado para ampliar e facilitar a oferta de exames de mamografia, que é uma radiografia da mama capaz de detectar o câncer ainda em fase inicial. O equipamento ficará na cidade até o final de março, em comemoração ao Mês da Mulher.
Também para lembrar a data, amanhã, Dia Internacional da Mulher, será realizada a palestra "Uma Reflexão sobre a Atenção à Violência no Âmbito do SUS", com a advogada Rosana Pieruccetti, presidente da ONG Recomeçar e do Conselho Municipal da Mulher. O objetivo é promover um amplo debate sobre a violência contra as mulheres e mostrar como é possível denunciar e auxiliar as vítimas que procuram atendimento nas unidades da Rede de Saúde. O encontro acontece a partir das 14h30 no auditório da Escola de Governo (rua Antenor Leite da Cunha, 55, no Mogilar).
"Mogi possui uma das mais completas redes de atenção à saúde da mulher na região, com diversos serviços e programas especializados no atendimento integral ao público feminino. Essa palestra será uma oportunidade para ampliarmos o tema da violência contra as mulheres", explicou o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra. Desde 2011, o município conta com o Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Violências Domésticas, formado por um grupo multidisciplinar que investiga e propõe ações para casos de violência praticados contra mulheres e também contra crianças e idosos.
Um dos carros-chefe da atenção ao público feminino é o Pró-Mulher, que presta atendimento médico e de enfermagem nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, realiza pré-natal, exames de ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, papanicolau e planejamento familiar. No Hospital Municipal, o Ambulatório de Saúde da Mulher é responsável pelo atendimento de saúde integral, garantindo a realização de cirurgias ginecológicas até então inexistentes no serviço público de Mogi das Cruzes. Desde 2017, realiza também cirurgias de laqueadura.
Outro importante programa é o Mãe Mogiana, implantado em 2009 em parceria com a Santa Casa, que realiza consultas e exames de pré-natal a partir da 29ª semana de gestação. "O grande diferencial do Mãe Mogiana é garantir contato direto da gestante com a equipe que realiza o parto na Santa Casa, mesmo padrão que será adotado na futura Maternidade Municipal", garantiu o prefeito Marcus Melo (PSDB), que já assinou a abertura da licitação para construção da unidade em Braz Cubas. A futura maternidade deverá dobrar a capacidade de partos na cidade.