O Programa Mulheres de Peito realizou 673 mamografias entre os dias 12 e 28 de março. Na última sexta-feira e no sábado, o trabalho estava centralizado no atendimento das pacientes que tiveram exames alterados e precisavam aprofundar a investigação por meio de exames de ultrassonografias ou biópsias.
Pelo menos um caso positivo foi detectado e a paciente foi encaminhada para tratamento no Setor de Oncologia do Hospital Luzia de Pinho Melo, que é referência para o tratamento oncológico. "Conseguimos realizar um número expressivo de exames, ampliando a possibilidade de obter diagnósticos precoces da doença, o que é importante para o sucesso do tratamento", explica o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.
A carreta do Programa Mulheres de Peito foi instalada no Largo do Rosário, no centro, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Estadual, em comemoração ao Mês da Mulher. Entre os objetivos estão ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento de câncer de mama e reduzir a mortalidade pela doença a médio e longo prazo.
A mamografia é um exame de radiografia da mama, que pode detectar o câncer ainda em fase inicial, pois mostra lesões pequenas. Em Mogi, outras iniciativas são desenvolvidas com sucesso para ampliar o acesso à mamografia, como a Campanha Outubro Rosa e os exames disponibilizados na rotina.