A unidade móvel do programa Mulheres de Peito, que oferece exames de radiografia de mama capazes de detectar o câncer ainda em fase inicial, começou a atender no Largo do Rosário, terça-feira passada. A carreta pode realizar 50 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira e, aos sábados, 25 mulheres são atendidas. As consultas ocorrem a partir das 9 horas e duram no máximo 15 minutos.  Os exames de radiografia podem ser feitos até o dia 28, já os complementares (caso tenha feito os de mama) vão até o dia 30. A estimativa do projeto, realizado em comemoração ao Mês da Mulher, é atender 800 pessoas no período.
O objetivo do programa é incentivar mulheres a fazer os exames preventivos, já que muitas não têm tempo para marcar consultas médicas. Aquelas que se encontram na faixa dos 35 aos 49 anos precisam de cartão SUS, RG e pedido médico. Mulheres acima de 50 anos necessitam dos mesmos documentos, mas o pedido médico não é obrigatório. Este é o caso de Maria Zulene, 57 anos, que acredita que a ação auxilia na ampliação desse importante exame. "Para quem trabalha, é muito difícil conseguir marcar uma consulta e, quando agendamos, é para uma data muito distante. Por isso, esta é uma boa oportunidade às mulheres", elogiou.
Maria Domingas, 58, também ressaltou a demora para marcar esses tipos de consultas nos postos de saúde. As unidades não dão conta dos pedidos solicitados. Demoro quase três meses para conseguir agendar numa unidade, e, quando consigo, geralmente, as datas são alteradas e, por sua vez, o atendimento é adiado, demorando ainda mais o procedimento. Está difícil", lamentou.
Marcia Martins, 50, faz os exames regularmente e já aproveitou a oportunidade, no Largo do Rosário, para providenciar uma nova. "Eu tinha convênio até julho do ano passado e todos os anos eu faço os exames de radiografia. Então, quando eu soube que teria a unidade aqui, resolvi vir", contou.
*Texto supervisionado pelo editor.