No dia 6 de março, às 19h30, o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini preside a missa de Quarta-feira de Cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade de 2019 (CF 2019) na Catedral Sant'Ana.
A celebração dá início ao tempo quaresmal, que recorda os 40 dias de Jesus no deserto, em oração e jejum, resistindo às tentações. A Quaresma é o período litúrgico que antecipa a Semana Santa, em que se celebra o Tríduo Pascal: a Paixão, a morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. São 40 dias que a Igreja dá aos cristãos católicos para que possam preparar o coração, e por isso, orienta aos fiéis que pratiquem o jejum, a esmola e a oração, pois é um tempo forte de conversão.
Neste ano, a Campanha da Fraternidade (CF) reflete o tema "Fraternidade e Políticas Públicas" e o lema "Serás libertado pelo direito e pela justiça" (Is 1,27). De acordo com o texto-base, o objetivo geral é "estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum".
Já os específicos são: "(i) Conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas; (ii) Exigir ética na formulação e na concretização das Políticas Públicas; (iii) Despertar a consciência e incentivar a participação na construção de Políticas Públicas; (iv) Propor Políticas Públicas que assegurem os direitos sociais aos vulneráveis; (v) Trabalhar para que as Políticas Públicas se consolidem como políticas de Estado; (vi) Promover a formação política dos membros de nossa Igreja; (vii) Suscitar cristãos católicos comprometidos na política como testemunho concreto da fé".