Com palestras que abordam temas como tráfico de drogas, crimes cibernéticos, política, violência e Direito, o projeto OAB Vai à Escola, realizado pela Ordem dos Advogados (OAB) de Mogi das Cruzes, tem como objetivo, desde 2016, levar aos estudantes de escolas públicas e particulares de Biritiba Mirim, Guararema, Mogi e Salesópolis, conteúdos que possam auxiliá-los no dia a dia. O grupo já realizou 12 palestras para alunos de ensino fundamental e médio. Para o mês que vem, o grupo quer integrar novos profissionais ao projeto.
O trabalho é realizado pelos próprios advogados de maneira voluntária, contando com o apoio de autoridades, como juízes, por exemplo, para levar o tema até às salas de aula. A reportagem conversou ontem com o presidente do grupo, o advogado Fábio Camargo, que ressaltou a importância dos temas na vida dos jovens, principalmente após o massacre ocorrido na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, no último dia 13, que vitimou oito pessoas, além dos dois homicidas. "Desde 2016 estamos realizando palestras em escolas públicas e particulares para falar um pouco de temas do interesse jovem, como tráfico de drogas, crimes que ocorrem na Internet e, também, assuntos fora da esfera criminal, como esclarecimentos básicos e fundamentais sobre política - como a função de um vereador ou deputado", explicou Camargo.
O atentado que ocorreu no último dia 13 na Raul Brasil, em Suzano, colocou ainda mais em evidência temas como bulliyng e violência nas escolas. Para Camargo, o dia fatídico deu início ao fomento de discussões sobre o assunto nas instituições de ensino. "Só aumentou ainda mais a importância do nosso grupo neste momento. O caso (em Suzano) ainda passa por apuração; e o crime pode ter ocorrido por conta do bulliyng, ou não, mas, o mais importante é que a tragédia ocorreu dentro de uma escola, por isso, precisamos discutir a violência nas instituições de ensino", ressaltou o advogado.
Orientação
Durante as palestras do programa OAB Vai à Escola , os juristas orientam alunos sobre as possíveis consequências de atos como bulliyng e violência, levando cases reais aos participantes. "É muito interessante a forma como orientamos, levamos casos reais, mostramos a lei e lemos junto com eles. Quando falamos de indenização, por exemplo, eles entendem também sobre a alta quantia em dinheiro que um processo pode custar. Então, os alunos recebem todo tipo de orientação e informações básicas", concluiu.
Leve a sua escola
As instituições de ensino interessadas em receber uma palestra do OAB Vai à Escola devem ligar diretamente para a sede do órgão pelos telefones 4799-2988 ou 4798-1744.