Depois de quase dois meses de recesso, mais de 46 mil alunos da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes retornaram ontem às salas de aula. A expectativa, não só dos estudantes, mas também dos familiares, era alta para o retorno, conforme acompanhou ontem a reportagem do Mogi News durante a saída dos alunos da Escola Municipal Coronel Almeida, no centro.
O neto de seis anos da desempregada Célia Regina da Cunha, 48, ingressou neste ano na instituição de ensino citada. No ano passado, ele estava na creche e a preparação para a mudança de escola assustou o estudante. "Vim buscar meu netinho de seis anos, ele estava na creche e agora foi para o primeiro ano. Espero que ele se adapte, até chorou quando trouxe de manhã", contou.
A aposentada Maria da Silva Cândido, 63, também estava esperando a saída do neto. "Ele queria voltar logo para a escola, estava muito animado e não via a hora", revelou.
A volta às aulas, além de animar os alunos, também anima os pais, como é o caso da comerciante Neusa Rodrigues da Silva, 46. Uma semana antes do início das aulas, a filha dela, de 11 anos, já havia arrumado o uniforme e o material escolar. "Ela ficou tão ansiosa que já tinha arrumado tudo. Mas é tão bom esse retorno porque as crianças aprendem tanto na escola, de um jeito que nem imaginamos", contou Neusa.
No entanto, há aqueles que ainda gostariam de estar de férias. "Meu neto tem sete anos, mas ele não queria voltar não, preferia ficar de férias", disse a aposentada Andreia Amorim, 44. Para ela, mesmo o neto não estando muito animado com o retorno, ressaltou a importância da família no aprendizado. "Mesmo ele não querendo voltar, gosta muito da escola. A mãe dele também é bem rígida com essa questão dos estudos, é importante isso na vida deles", contou.