Os vereadores prometeram fiscalizar e cobrar melhorias da empresa Trajeto Engenharia e Comércio, responsável pela manutenção da iluminação pública na cidade. O tema foi quase unanimidade entre os parlamentares, que exigiram a presença de representantes da empresa terceirizada da prefeitura para prestarem contas em relação ao trabalho oferecido.
Quem começou a discutir o tema foi o parlamentar Antonio Lino da Silva (PSD), que relatou a situação que encontrou ao visitar algumas áreas em Mogi das Cruzes. "Entre o trecho de Jundiapeba e Parque São Martinho, encontrei 72 lâmpadas que não estavam funcionando. Isso foi o que eu consegui contar, porque depois eu perdi as contas e o número é com certeza maior". O parlamentar afirmou que vai cobra a pontualidade da reposição das lâmpadas queimadas e ressaltou que a empresa tem condições para realizar os serviços necessários.
Quase todos os vereadores da Câmara Municipal endossaram a proposta de aumentar a fiscalização sobre a empresa responsável. Caso do vereador Iduigues Martins (PT), que destacou ainda que existe uma taxa de 4% no valor de conta de luz, destinada a essa empresa para que ela realize os trabalhos necessários de manutenção da iluminação pública. "Ela (a Trajeto Engenharia e Comércio) recebe mensalmente para realizar o serviço e não está fazendo".
Outros parlamentares querem convocar a comissão de obras para que sejam solicitados relatórios dos trabalhos realizados pela empresa, como explicou o vereador Mauro Araujo (MDB). "A cidade de Mogi está às escuras, várias ruas e bairros sem iluminação decente. O site do programa Ilumina Mogi, da prefeitura, não dá respostas quando o serviço é solicitado. Precisamos saber mais sobre os trabalhos prestados por essa empresa".
Contas
Conforme divulgado ontem pelo Mogi News, o prefeito Marcus Melo (PSDB) visitou a escola Astréa Barral Nébias, no bairro Nova Jundiapeba, ontem, para uma conversa com os moradores e para informar das ações realizadas naquela região. Na sessão da câmara de ontem, o vereador Pedro Komura (PSDB) adiantou que neste encontro entre prefeito e moradores seria divulgado também a limpeza das boca de lobo para tentar amenizar os impactos causados pelas chuvas. Para o parlamentar, mesmo com os avanços que o distrito alcançou nos últimos anos, o problema das enchentes é recorrente e grave. "Ainda há muito a ser realizado, cada ano que passa a situação das enchentes vem se agravando. De 70% a 80% das bocas de lobo estão cheias de areia, por causa dos caminhões que trafegam no bairro, e qualquer chuva causa enchente", concluiu o vereador Komura.
*Texto sob supervisão do editor.