Os moradores do distrito de Taiaçupeba serão contemplados com o Programa Saúde da Família (PSF) dentro de 40 dias. A informação foi divulgada ontem pelo vereador José Francimário Vieira de Macedo (PR), o Farofa, durante sessão na Câmara de Mogi das Cruzes. Inicialmente, o programa contará com cinco agentes de saúde, que serão escolhidos entre os moradores do bairro e será realizado em conjunto com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, ou seja, em caráter parcial. Ainda não há previsão para que o serviço, que é do governo federal, passe a atuar de forma total, com médico e enfermeiro próprio.
Farofa ressaltou que recebeu a sinalização do Executivo e do secretário de Saúde, Francisco Moacir de Melo Filho, o Chico Bezerra, para a implantação do projeto. "Temos um compromisso junto com o prefeito que é essa questão do PSF, um projeto do governo federal que coloca agentes de saúde nos bairros, visitando as famílias. O Executivo aceitou nossa reivindicação e o mais breve as atividades serão iniciadas", explicou o vereador. Um dos objetivos do programa é atender, principalmente, pessoas com dificuldade de locomoção e ajudar na prevenção de doenças. Bairros ao redor de Taiaçupeba também serão beneficiados com o projeto.
Outro assunto abordado em plenário, mas pelo vereador Rodrigo Valverde (PT), foi a questão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Ele revelou ontem, que, junto com um grupo de moradores que estão insatisfeitos com as cobranças do tributo na cidade, foi ao Ministério Público (MP) levar documentos que mostram o erro na cobrança dos valores. Ainda ontem, o MP, segundo o parlamentar, instaurou um inquérito contra a prefeitura. "Apresentamos documentos que mostram a cobrança dos valores errados e a prefeitura agora deve ser intimada para responder aos questionamentos. Esperamos que o Executivo volte atrás sobre essa cobrança", disse.