Em uma iniciativa da Prefeitura de Santa Isabel, em parceria com o Sebrae Guarulhos, reuniu no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, na última sexta-feira, os principais parceiros do turismo local para mapear todos os envolvidos e traçar metas para o desenvolvimento da atividade turística, na chamada Oficina de Planejamento Participativo.
O encontro foi mediado e conduzido pela consultora do Sebrae, Michelle Sabino, e pelo analista José Leandro, que auxiliaram na estruturação dos chamados stakeholders do turismo local e regional e traçaram metas de curto, médio e longo prazo em consonância com o Plano Diretor de Turismo do município. Também foram analisadas as ações existentes e as que necessitam ser implantadas.
"A idéia não é inventar a roda, mas utilizarmos os instrumentos e demandas registradas em momentos anteriores e construir de forma coletiva o desenvolvimento turístico e econômico com ações possíveis", afirmou a consultora durante a oficina.
O stakeholder é uma pessoa ou um grupo, que defende as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e nos resultados. Desta forma, o mesmo pode ser afetado positivamente ou negativamente, dependendo das suas políticas e formas de atuação.
"A cidade precisa do apoio e a participação da população e do comércio para seguir resgatando suas tradições e fomentar a atividade turística. Estamos sempre em busca de parcerias para trazer ações inovadoras para Santa Isabel", afirmou o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Tiago Pierre.
Para a próxima fase da oficina, os agentes prepararão um relatório completo com todas as informações discutidas durante o encontro, para que assim, possam ser analisadas e validadas pelos envolvidos na proposta. Este relatório norteará as próximas ações a serem executadas no turismo local.