A Secretaria Municipal de Saúde está reforçando orientações aos pais e responsáveis sobre o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. Crianças com idade entre 18 meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) precisam tomar uma dose da vitamina na Unidade Básica de Saúde mais próxima a cada seis meses.
O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído pelo Ministério da Saúde com o objetivo de controlar a deficiência nutricional e reduzir a mortalidade infantil.
Em Mogi, o atendimento é feito na sala de vacina da unidade de saúde, uma vez que a dose é aplicada de forma presencial, na boca da crianças. "Dos 6 aos 18 meses de vida, a criança recebe a Vitamina A D, que contém vitamina A, por isso a suplementação ocorre a partir de um ano e meio", explica a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiane Watanabe. A exceção, segundo ela, são crianças que, por recomendação médica, já façam uso de algum polivitamínico.
A deficiência de Vitamina A é considerada um problema de Saúde Pública moderado, no entanto, evidências científicas referentes ao impacto da suplementação com Vitamina A em crianças de 6 a 59 meses apontam para redução do risco global de morte em 24%; de mortalidade por diarreia em 28%; e de mortalidade por todas as causas, em crianças HIV positivo, em 45%.