A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos promoveu ontem consultas médicas para 40 adolescentes da Fundação Casa, localizada no bairro do Cambiri. Os encontros com os médicos da Estratégia da Saúde da Família (ESF) estão ocorrendo quinzenalmente com o objetivo de oferecer atendimento de saúde e acompanhamento periódico destes internos. As próximas consultas devem ocorrer no dia 7 de março.
Os jovens passam pela avaliação de um médico generalista, que, além de realizar a consulta, oferece encaminhamento para as especialidades da rede, se necessário. Durante a semana, a pasta disponibiliza quatro vagas no Centro de Especialidades Médicas (CEM) para os adolescentes que precisam ser melhor assistidos. Vale destacar que se for preciso, a Saúde Mental do município também dá suporte a estes jovens. Na visita de hoje, de acordo com os médicos da Saúde ferrazense, apenas problemas leves foram identificados.
De acordo com a encarregada de área técnica e psicóloga da Casa, Natache Costa de Oliveira, a parceria com a Saúde municipal traz vários benefícios aos internos. "Não só pela questão dos cuidados da saúde em si, mas também na reeducação de como eles devem proceder quando saírem daqui, e ainda, mostra para a família que o jovem está sendo bem assistido, despertando o autocuidado também de seus parentes", destacou Natache.
"Com esta proposta, conseguimos tratar casos de menor complexidade e estáveis, que não necessitam de intervenção contínua de especialidade. A ação também vem ao encontro da prerrogativa da ESF, que é abrir a saúde para todos. Sendo assim, não poderíamos fechar os olhos para estes jovens", afirmou o titular da Saúde ferrazense, Aloísio Lopes Priuli, sobre os alvos da iniciativa.
A próxima leva de consultas na Casa, que hoje possui 110 internos de 15 a 18 anos, deverá ocorrer no dia 7 de março, onde também estarão sendo ofertados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.