Dois automóveis foram recuperados no final de semana pela Polícia Militar em ações que tiveram a participação do projeto Barreira Eletrônica, que permite a leitura das placas dos veículos que passam pelos radares de Mogi das Cruzes, e da análise de recursos de infrações da Secretaria Municipal de Transportes. Três pessoas foram presas nas duas ocorrências.
A primeira aconteceu na sexta-feira, na rua Cabo Diogo Oliver, na Ponte Grande. O veículo Uno, placas OWW-3766, foi localizado pela PM e um homem foi preso. O carro havia sido roubado em Suzano e estava circulando com as placas FSA-7592, que pertencem a um automóvel similar, propriedade de uma empresa de São Paulo.
O caso foi verificado após o veículo dublê receber uma autuação em um dos equipamentos de fiscalização eletrônica da cidade. No recurso, os responsáveis pelo veículo que foi clonado apresentaram defesa, com boletim de ocorrência sobre o furto de uma das placas, que ocorreu em São Paulo.
Com base nas informações, a equipe da Secretaria de Transportes fez um levantamento sobre os locais por onde o veículo clonado circulava, com base nas informações dos equipamentos do projeto Barreira Eletrônica. Os dados foram encaminhados à PM que localizou o veículo.
"Esta atuação é pouco conhecida pela população, que foca mais na questão da fiscalização de trânsito. Mas, a identificação dos veículos e o trabalho conjunto com as forças de segurança são importantes para termos uma cidade mais segura", afirmou o secretário de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
No sábado, foi localizado o veículo Uno, placas AJE-9606, na rodovia Engenheiro Cândido do Rego Chaves, a estrada das Varinhas. O veículo circulava com a placa adulterada, indicando AUE-9606, que pertence a um modelo Gol. O veículo adulterado recebeu uma autuação em um dos equipamentos de fiscalização e na análise da autuação feita pela secretaria foi verificada discrepância entre o veículo que aparecia na foto e a placa registrada.