Mais de 46 mil alunos da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes estarão nas salas de aula de escolas e creches da cidade nesta quinta-feira. De segunda a quarta-feira, 1.292 professores participaram de uma formação no auditório do Cemforpe, em que foi apresentado o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, além de ações de formação, acompanhamento pedagógico e a Proposta Curricular Municipal. No início das aulas serão entregues os kits de material escolar e uniformes.
"Nestes três dias, apresentamos nossas ações aos professores para que eles conheçam o trabalho da Secretaria de Educação frente à rede municipal de ensino e a organização das políticas públicas, que estamos desenvolvendo a partir de nossa parceria com a Fundação Lemann, para este ano letivo que irá impactar nas salas de aula. Conversamos também sobre o Currículo Municipal que está alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC)", disse a titular da pasta, Juliana Guedes.
As novas políticas públicas apresentadas pelas equipes de Supervisão de Ensino e do Departamento Pedagógico aos professores na terça-feira trataram sobre a avaliação e a formação, além do acompanhamento pedagógico e a observação de sala de aula. "São estratégias que irão contribuir para o planejamento do professor e a reflexão sobre sua prática em sala de aula. Nosso objetivo é seguir avançando no trabalho de qualidade que já é feito pelos nossos educadores", observou a secretária de Educação.
Ontem, a Proposta Curricular Municipal foi apresentada em uma mesa redonda por representantes do Comitê Organizador e dos grupos de trabalho que construíram o material. Profissionais das equipes de Supervisão de Ensino, Departamento Pedagógico e das escolas apresentaram as diretrizes para a Educação Infantil e as disciplinas de acordo com a organização da nova BNCC. "O currículo é um documento que deve nortear o trabalho em sala de aula. A partir dele serão estabelecidas as situações de aprendizagem", disse Mitch Almeida.