O secretário de Finanças de Mogi das Cruzes, Aurílio Caiado, foi demitido do cargo ontem pelo prefeito Marcus Melo (PSDB). A justificativa dada pela assessoria da Prefeitura de Mogi das Cruzes foram as seguidas falhas nos valores e duplicação de carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) distribuídos à população. Por conta disso, a administração municipal adiou para o próximo dia 15 a data de vencimento da primeira parcela, ou parcela única, do IPTU deste ano, que teve reajuste de 4,56%.
O adiamento foi definido por conta de um erro de impressão em cerca de 2,5 mil carnês, que ficaram sem a informação da área do imóvel. As datas das demais parcelas serão mantidas: dias 8, 9 e 10 de cada mês.
Este é o segundo ano seguido que o IPTU causa polêmica na cidade. No ano passado, medições equivocadas causaram, por exemplo, aumento irregular na cobrança de alguns imóveis (IPTU Complementar). No início do ano passado, a prefeitura acabou reduzindo o limitador de reajuste do tributo de 60% sobre o valor de 2017 para até 10%. Assim, as pessoas que já haviam recebido as cobranças tiveram de esperar novamente o envio dos novos valores para efetuar o pagamento.
Segundo informações da prefeitura passadas ontem ao Mogi News, erros em valores, duplicação dos carnês, as constantes reclamações por parte da população e o desgaste político gerado nos últimos dois anos, culminaram na demissão do secretário Caiado, que estava no cargo desde o início da gestão do prefeito Marcus Melo (2017). A reportagem do Mogi News tentou entrar em contato com o secretário Aurílio Caiado na noite de ontem, mas não obteve sucesso.
Até agora, não há indicação para o novo nome que assumirá o cargo principal na Secretaria de Finanças. Além de Caiado, os problemas causados com valores e carnês do IPTU também causaram a demissão da diretora do departamento de Finanças, Claudia Câmara.
Plantão prorrogado
A prefeitura prorrogou até 15 de fevereiro o plantão de atendimento aos contribuintes que tiverem dúvidas sobre a cobrança do IPTU 2019. O horário para esclarecimentos é das 8 às 18 horas, nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC)e no plantão fiscal do prédio da prefeitura, de segunda a sexta-feira.
A data de vencimento da primeira parcela e da parcela única foi adiada também para o dia 15, sem encargos ao cidadão. Para o pagamento, o contribuinte pode utilizar o mesmo carnê ou retirar a segunda via - link disponível no site da prefeitura.
Quem estava em dia com o imposto até 1º de novembro de 2018 tem 5% de desconto. Além disso, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista tem direito a mais 5%, totalizando um abatimento de 10%.
As datas das outras nove parcelas do imposto estão mantidas: dias 8, 9 e 10 de cada mês. Se em algum mês a data de vencimento for um feriado ou fim de semana, automaticamente é prorrogada para o primeiro dia útil seguinte.
O pagamento do tributo poderá ser feito nos seguintes bancos conveniados: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Itaú, Mercantil do Brasil e Bradesco, além das casas lotéricas.
Mais informações sobre o IPTU nas páginas Perguntas Frequentes - IPTU (link) e IPTU 2019 (link), ou pelo telefone 4798-5050.