A Prefeitura de Itaquaquecetuba cobrou explicações junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) sobre a demora do escoamento da água pelo Rio Tietê, situação esta que tem atingindo os bairros Vilas Japão, Maria Augusta, Sônia e Jardim Fiorello, no município, neste período de chuvas intensas.
Em reunião realizada na manhã de ontem, no DAEE, localizado no Parque Ecológico do Tietê, os secretários municipais Eduardo Akira Kitakawa (Serviços Urbanos), Vania Penezi Ahmad Bakr (Segurança) e o coordenador da Defesa Civil da cidade, Anderson dos Santos Silva, questionaram sobre as comportas da Barragem da Penha e a respeito do percurso do rio, já que uma das hipóteses levantadas foi com relação aos trechos que podem estar assoreados. "Nosso objetivo com este encontro foi o de cobrar do órgão o porquê deste novo cenário em que as águas demoram escoar, deixando assim, bairros da cidade ainda com pontos de alagamentos", disse o secretário de Serviços Urbanos.
Na reunião ficou acertado que o DAEE deve percorrer o rio a barco, com a presença da Defesa Civil de Itaquá nos próximos dias para analisar e descobrir possíveis pontos assoreados ou obstruídos, situação esta que também pode resultar na situação atual da demora do escoamento.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade, um dos questionamentos colocados em pauta, foi a respeito da Barragem da Penha que tem a função de compensar no incremento nas vazões de pico da canalização do Tietê. O profissional acredita que provavelmente o problema pode não estar no fechamento das comportas da barragem, que ao todo são seis: "O nível que vemos aqui não demonstra a problemática, porém estamos em busca de respostas e soluções".
Após a reunião com os representantes do DAEE, a equipe da Prefeitura de Itaquá já iniciou uma vistoria em dois trechos do Rio Tietê - um localizado em São Miguel Paulista e outro em Guarulhos, na divisa com São Paulo. O foco foi analisar possíveis pontos obstruídos. A equipe estava acompanhada também de agentes da Defesa Civil de Suzano que também participaram da reunião.
A secretária de Segurança, Vania, ressaltou que a equipe está empenhada e atendendo as solicitações do prefeitoMamoru Nakashima (PSDB) para resolver esta situação. As informações na reunião do DAEE foram passadas pelo gerente de engenharia do órgão, Silvio Giudece.