A inadimplência afirmada pelo secretário de Governo, Willian Harada, de Itaquaquecetuba, que chega a 40% na cidade, foi confirmada pela prefeitura por meio de uma nota.
A administração alegou que tem feito, ao longo dos anos, ações - como o Refis - que oferecem a oportunidade de o cidadão regularizar as suas pendências. Além disso, foram citados pela administração pública os trabalhos realizados junto ao Governo do Estado por meio do projeto Cidade Legal para legalizar 184 áreas no município.
Itaquaquecetuba tem cerca de 120 mil imóveis, e 46 mil deles estão irregulares e não contribuem financeiramente. Do restante, aproximadamente 74 mil imóveis, cerca de 40% não pagam o imposto, ou seja, 30 mil imóveis estão em débito com o município. A conta, realizada pela prefeitura, leva à conclusão de que, de 120 mil imóveis, apenas 44 mil pagam impostos regularmente, impactando em falta de recursos para a prefeitura investir nas áreas de saúde, educação, segurança, zeladoria, dentre outros segmentos.
*Texto supervisionado pelo editor.