Ampliar a participação popular nas sessões da Câmara de Suzano é uma das metas da vereadora Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, que, na última quarta-feira, comandou sua primeira sessão no Legislativo. Com o plenário lotado, Gerice superou o nervosismo, e conduziu a conturbada sessão que terminou com o arquivamento de uma denúncia contra o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), referente ao aumento da tarifa dos ônibus municipais. "Achei que seria uma sessão mais tranquila. Eu fui muito bem recepcionada pela Mesa (Diretiva), pelos meus pares. Fico feliz", afirmou.
A primeira sessão do ano também foi marcada pela estreia da intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), assim como prometido pela vereadora quando foi eleita para a presidência. Segundo Gerice, nesta primeira experiência houve dificuldades pelo dinamismo da sessão e problemas no som, mas tudo foi solucionado. A pauta da próxima quarta-feira seria discutida na tarde de ontem.
A expectativa da parlamentar é que o plenário tenha cada vez uma maior participação da população. "É importante vir nas sessões, até para ver o trabalho dos vereadores. O que a população pede nas ruas são os requerimentos que são lidos, os debates dos vereadores na tribuna", destacou.
Para a legisladora, percorrer os bairros da cidade é um dos deveres dos parlamentares. "A gente está em um canto e outro, pode até demorar um pouco para voltar a um bairro, mas não esquece. Suzano é grande e a gente tem que rodar ela inteira. Eu sou vereadora da cidade, não do bairro tal. Nós temos que trabalhar pelo município como um todo", ressaltou.
E, mesmo com todas as demandas exigidas pela presidência do Legislativo, Gerice separou dois dias da semana para visitar bairros da cidade. No início da noite de ontem, por exemplo, teria uma reunião com moradores do distrito de Palmeiras. Às quartas-feiras, ela recebe a população em seu gabinete.
Entre os desafios da presidente estão as infiltrações que persistem em gabinetes que ficam abaixo dos espelhos d'água do prédio. "Estamos tendo alguns problemas com a própria empresa, que não está respondendo a solicitações para sanar os problemas. O jurídico está tomando as providências", afirmou. A obra foi executada pela PS Engenharia Construção e Comércio Ltda e entregue em outubro de 2017.
Exemplo
A vereadora de 39 anos é policial militar e mãe de Sabrina Suzana, 11. À frente da câmara, ela espera ser um exemplo para outras mulheres. "Se Deus quiser eu abri portas para a mulherada. A mulher pode tudo, pode ser o que ela quiser, e às vezes faz até melhor que os homens por ter um olhar mais amplo, mais perfeccionista", concluiu.