Na volta do recesso parlamentar, na segunda-feira, dia 4, às 18 horas, a Câmara de Ferraz de Vasconcelos poderá aprovar em primeiro turno o projeto de lei que altera o Programa Emergencial de Auxílio Desemprego, a chamada Frente de Trabalho. O texto que reduz a idade mínima do trabalhador temporário de 21 para 18 anos é de autoria do vereador e vice-presidente da Casa, Renato Ramos de Souza (PPS).
Subordinada à Secretaria Municipal de Assistência Social, a Frente de Trabalho oferece uma ocupação a pessoas desempregados na cidade durante seis meses, podendo ser recontratadas por igual período uma única vez. Os beneficiados recebem a ajuda mensal de R$592, uma cesta básica e seguro de acidentes pessoais. Além disso, o programa prevê a qualificação profissional dos empregados. A carga horária de trabalho é oito horas por dia durante quatro dias por semana.
Na atual administração, a seleção de candidatos passou a ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A medida visa evitar algum tipo de fraude e, ao mesmo tempo, contemplar, de fato, moradores que realmente precisam do benefício. Antes, o cadastro era realizado na própria Secretaria Municipal de Assistência Social, mas os critérios adotados na hora de escolher os futuros bolsistas não tinham o mesmo rigor. Em contrapartida, os técnicos dos Cras possuem todo o perfil econômico e social das famílias inscritas.
A primeira sessão após o recesso marca a estreia da nova Mesa Diretora da Casa eleita, em dezembro, para o biênio 2019/2020. O grupo é liderado pelo presidente, Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB), o vice, Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue, a primeira secretária, Roseli Aparecida Messias Ferreira (PRB), a Rose Fitness, o segundo Marcos Antonio Castello (SD), o Ratinho e o terceiro secretário, José Nelson Ferreira (PRB), o Pastor Nelson.