O prefeito Marcus Melo (PSDB) empossou na tarde de ontem, na sede da Secretaria de Agricultura no Mercado do Produtor Minor Harada, no Mogilar, os 16 membros e os respectivos suplentes do novo Conselho Municipal de Abastecimento de Alimentos e Bens de Consumo de Mogi das Cruzes para a gestão 2019-2020. O conselho é vinculado à pasta, que também conta com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).
Marcus Melo agradeceu a participação dos novos membros, que irão colaborar para a tomada de futuras decisões na área. "Todos nós sabemos das dificuldades que vivemos em nosso país nos últimos anos, mas felizmente Mogi das Cruzes tem conseguido avançar nas mais diversas áreas, inclusive na Agricultura. Os projetos e parcerias que estão promovendo melhorias são resultado do diálogo com quem conhece os desafios do dia-a-dia, que são vocês", explicou.
Na abertura, o secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo, ressaltou que a criação do novo Conselho surgiu dos resultados positivos alcançados em outras iniciativas, como o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. "Nosso trabalho vem sendo pautado pela principal orientação do prefeito, que é a construção de alguns assuntos de forma coletiva, ouvindo sempre as partes interessadas e quem vive o cotidiano", afirmou.
O vice-prefeito Juliano Abe também falou sobre a importância da iniciativa, que deverá produzir respostas para demandas em comum e contribuir para a melhoria contínua dos serviços. "Mogi das Cruzes tem 450 mil habitantes, mas é referência em abastecimento para quase 2 milhões de pessoas", afirmou. O vereador Rodrigo Romão representou a Câmara Municipal e o vereador Francimário Vieira, o Farofa, também prestigiou o evento.
O conselho foi criado pela Lei Municipal nº 7.373 de 13/08/18. É um órgão de caráter deliberativo e consultivo. O novo conselho tem por finalidade democratizar e difundir a gestão do abastecimento de alimentos e bens de consumo realizado em comércio de feiras livres, atacadistas e mercadistas de Mogi das Cruzes. O mandato dos conselheiros é de dois anos e os representantes poderão ser reconduzidos após o término do biênio.
A cidade possui 17 feiras livres, seis varejões, duas feiras noturnas e duas feiras temáticas. Estão inscritos na Secretaria de Agricultura 186 feirantes e 261 varejistas. Ainda no setor de Abastecimento, Mogi das Cruzes conta com o Mercado Municipal e o Mercado do Produtor Minor Harada, que foram revitalizados e receberam melhorias no final de 2018, além da rede atacadista e mercadista da cidade.
Neste novo conselho são representados os seguintes segmentos representados: poder público (secretarias de Agricultura, Serviços Urbanos, Segurança, Assistência Social e Saúde) e sociedade civil - Associação dos Feirantes e Varejistas, Associação dos Atacadistas, Associação do Mercado Municipal, Movimento das Donas de Casa, feiras e varejões, permissionários do Mercado Municipal.
O agronegócio mogiano tem ganhado destaque com o programa Mogi é Agro, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Agricultura, que visa desenvolver o potencial agropecuário de Mogi das Cruzes em seus diferentes nichos mercadológicos.