Compartilhe
A partir deste ano, Suzano passa a contar com uma cadeira titular no Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) da Várzea do Rio Tietê. A cerimônia que oficializou a novidade foi realizada na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em São Paulo, no dia 30 de janeiro. O grupo é responsável por definir as regras sobre o uso de solo na várzea do rio, que corta 12 cidades da Região Metropolitana de São Paulo.
Fazem parte do Conselho Gestor representantes da sociedade civil e do Poder Público (Prefeituras, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e do Instituto Florestal). Os membros têm como principal trabalho debater e definir atribuições e políticas públicas na área ambiental, que é de uso misto, para ocupações residenciais e atividades industriais e agrícolas.
O principal desafio a ser abordado pelo grupo, que volta a funcionar depois de um período de quatro anos, é a retomada das ações em prol da preservação ecológica na região de várzea, com a participação ativa da comunidade, e das áreas que concentram a maior parte do ecossistema e garantem o escoamento da água durante os períodos de chuva.
A participação de Suzano no órgão é fundamental por causa do papel que o Tietê exerce. O território da cidade é cortado em grande extensão pelo rio.
Cidades
São Paulo descarta segundo caso suspeito de Ebola após análise de amostras
Cidades
Semae fará manutenção de válvulas na rede nesta quarta (17)
Cidades
SP reforça orientação sobre vacina contra febre amarela após novo caso no Vale do Paraíba
Cidades
Vereadores aprovam oito itens em sessão ordinária na Câmara de Suzano
Cidades
Polícia prende mais três investigados por morte durante salto de rope jump em Limeira