As sindicâncias abertas no mês passado pela Prefeitura de Biritiba Mirim, que tem como alvo o prefeito afastado do cargo Jarbas Ezequiel de Aguiar (PV), já estão em fase de oitivas e devem ser finalizadas em até 80 dias. Esta é a previsão da própria administração pública que afirmou que o processo de apuração teve início ainda no mês passado.
As três sindicâncias abertas investigam possíveis irregularidades cometidas pelo prefeito afastado dentro do setor da Educação, como o possível desvio de verbas destinadas à merenda escolar do município. Além da apuração relacionada à merenda, existe ainda uma outra que diz respeito à contratação de uma empresa especializada em softwares e gestão educacional.
De acordo com a administração municipal de Biritiba, alguns dados não podem ser divulgados devido ao processo de apuração que está em curso e que em breve divulgará mais informações.
Questionado sobre uma possível investigação paralela à sindicância, o Ministério Público de São Paulo (MP) afirmou que em checagem na promotoria de Justiça de Biritiba Mirim, área de Patrimônio Público, não foram localizadas investigações sobre esses casos, ou seja, as investigações competem apenas a administração municipal.
*Texto supervisionado pelo editor.