- Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade. E seguiu viagem. O que recebera cinco talentos foi negociar com eles e ganhou outros cinco. O que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
Ora, depois de um tempo, veio o senhor daqueles servos e fez contas com eles. Chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos. Eis aqui outros cinco que ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei. Entra no gozo do teu senhor.
Chegando o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos. Eis aqui outros dois que ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei. Entra no gozo do teu senhor.
Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não joeiraste. E, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento. Eis aqui tens o que é teu.
Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mal e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não joeirei? Devias entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. Tirai-lhe, pois, o talento e daí ao que tem os dez talentos. Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. E lançai o servo inútil nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes. (Notas do Autor: MT 25:14-30).
A cada um segundo a sua capacidade. Não obstante esta parábola ser semelhante à das dez minas (Lc 19:11-27), há importantes diferenças a serem consideradas: quanto à capacidade. Na Parábola das Dez Minas este aspecto não é levado em conta. Aqui, a responsabilidade foi dada segundo a capacidade de cada um.
Quanto ao objeto dado. Em Lucas 19:11 o Senhor deu dez minas a cada servo. Aqui, Ele lhes entrega todos os seus bens. Quanto aos recursos. Na Parábola das Dez Minas, os servos receberam tão somente 3,6 quilos de prata. Aqui, além dos bens, os servos receberam grandes recursos, porque um só talento é equivalente a 43,6 quilos.
Quanto ao resultado. Enquanto na Parábola das Dez Minas o trabalho foi variável, aqui os que trabalharam deram 100% de resultado. Quanto à recompensa. Lá, os bons servos receberam "cidades" e, aqui, entraram no "gozo" do Senhor, o que indica que a Parábola das Dez Minas se refere ao Governo de Cristo, enquanto a dos talentos fala do Tribunal de Cristo, que ocorrerá na antecâmara das Bodas do Cordeiro, motivo de alegria do Senhor.