Após as festividades, vêm as férias escolares de janeiro, período em que a criançada costuma ficar em casa. E para ajudar na programação de atividades, a Diretoria de Turismo dá dicas do que fazer em Suzano. Na programação, estão diversos pontos que merecem ser visitados com os pequenos.
Para começar, que tal conhecer a Praça Sol Nascente? O local acolhe duas grandes esculturas que fazem referência à cultura japonesa: uma delas é o Pássaro Tsuru, de sete metros de altura, instalada em 2016; já a outra é um monumento da artista plástica nipo-brasileira Tomie Ohtake, projetada em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, celebrada em 2008.
O espaço se destaca também pela charmosa ponte que passa pelo ribeirão do Una e pelo busto do ex-prefeito Pedro Miyahira, inaugurado em junho de 2018. No início da primavera foram plantadas cinco cerejeiras, o que enriqueceu ainda mais o paisagismo, totalizando 13 árvores dessa espécie no local. Com todos esses atrativos, a Praça Sol Nascente se tornou um dos cartões postais de Suzano.
Outro ponto imperdível é a Praça dos Expedicionários, localizada no centro da cidade, onde estão instaladas esculturas que retratam figuras do anime Pokémon. No local, poderão ser encontrados os personagens Bulbassauro, Eevee, Pikachu, Charizard e Squirtle. Não deixe de registrar suas fotos e as famosas "selfies" com os monstrinhos.
De lá, visite o Viveiro Municipal Tomoe Uemura, que fica na avenida Senador Roberto Simonsen, 340, no Jardim Imperador. A área verde tem estufa e minhocário; canteiros com espécies de mudas floríferas e frutíferas; e o Jardim Oriental, com árvore cerejeira e um lago com pedras, fonte e peixes. O local faz doação de mudas de plantas e serve como cenário para ensaios fotográficos. O viveiro fica aberto todos os dias, das 8 às 17 horas.
Ao lado, está o Parque Municipal Max Feffer, um dos mais completos da região. Com um estacionamento que comporta até 130 veículos, o local tem o Pavilhão Zumbi dos Palmares, que diariamente abriga aulas de ritmos, bem como pistas de caminhada e de ciclismo.
O roteiro também conta com a Aldeia Indígena Lobo Velho, que é um espaço dedicado à preservação dos povos indígenas que habitaram a região antes da chegada dos portugueses. Localizado na Estrada das Lavras, 280, na Estância São Luís, o espaço funciona como residência do Pajé Lobo Velho e como ponto de encontro de "parentes" de outras tribos, desde tupis e guaranis até tribos de países da América Latina, como o Peru. O local é particular e é preciso agendar a visita pelo telefone (11) 99787-0425.
Saiba mais sobre os lugares e veja fotos no site oficial de Turismo de Suzano (www.suzano.sp.gov.br/web/turismo). O Posto de Atendimento ao Turismo funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e fica nas dependências do Centro Unificado de Serviços, o Centrus (rua Paulo Portela, 210, no centro).