Os testes do Expresso Leste da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que tem objetivo de eliminar a necessidade de baldeação na Estação Guaianases, serão feitos entre hoje e amanhã das 4 às 21 horas. Com isso, todos os trens que partirem das Estações Luz e Estudantes terão como destino final estas mesmas estações, sem a necessidade de trocar de composição em Guaianases
Os testes desta sexta-feira e do sábado vão avaliar uma série de necessidades, entre elas a capacidade da carga de energia elétrica. Atualmente, são realizadas 30 viagens diretas entre a Estação Luz, em São Paulo, e Estudantes, em Mogi das Cruzes, 15 para cada sentido, sem a necessidade da transferência. Somente entre essas estações circulam cerca de 220 mil pessoas por dia útil.
Na última sexta-feira, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB) esteve em uma reunião com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, com o deputado federal eleito Marco Bertaiolli (PSD) e com o presidente da Câmara de Vereadores de Mogi, Sadao Sakai (PR) para discutirem os detalhes da extinção da baldeação.
Todos os dados técnicos foram apresentados ao deputado federal Marco Bertaiolli durante reunião com o presidente da CPTM, Pedro Moro. "A complexidade é muito grande, por isso, a necessidade de todos os testes que indicarão os ajustes necessários para que se acabe de vez com a malfadada baldeação em Guaianases", destacou o deputado, que e encontrou com o dirigente da estatal na tarde de ontem. Ainda na reunião, Moro assegurou ao deputado que a CPTM vai retomar o projeto de reforma e modernização das Estações Jundiapeba, Braz Cubas, Estudantes e a construção da nova Estação Central, interligada ao Terminal de Ônibus. (F.A.)
Texto supervisionado pelo editor.