O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu ontem uma capacitação para funcionários do Suzano Skate Park e do Viveiro Municipal Tomoe Uemura sobre Suporte Básico de Vida. A intenção foi apresentar aos servidores algumas noções a respeito de como agir em casos de acidente, desde primeiros-socorros a procedimentos para facilitar e agilizar resgates. 
As orientações foram prestadas pelo enfermeiro Jefferson Azevedo, que integra o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu de Suzano. O foco principal com a capacitação são os usuários das recém-inauguradas pistas de skate localizadas nas dependências do Parque Municipal Max Feffer. Como se trata de um local para prática de esporte radical, há a possibilidade de ocorrências que exijam algum tipo de atendimento médico. Além de promover a capacitação, o Samu também vai entregar aos funcionários kits básicos com insumos.
"Capacitações assim são importantes porque integram a comunidade, orientam o que pode e o que não pode ser feito e têm efeito multiplicador para outras pessoas e lugares. Muita gente diz para não mexer em um acidentado, porém isso nem sempre é uma regra. Ao contrário, tomar uma medida correta pode ser fundamental. E ajuda no nosso trabalho, porque pode ser prestado um atendimento inicial até chegarmos ou é possível informar a tempo que não é necessária uma ambulância", disse o coordenador médico do Samu, Helder Takeo.
Os participantes visitaram todas as dependências da base, desde o setor de regulação de chamados à sala de expurgos e almoxarifado, conheceram as viaturas - uma de suporte avançado e quatro de suporte básico - e puderam ter contato com o dia a dia dos funcionários do local. Em seguida passaram por uma aula com informações sobre o serviço prestado e também por uma simulação de atendimento.