A média de reclamações no Procon de Suzano em 2018 teve queda de 10% em relação ao ano retrasado. Em 2017 foram registrados 4.052 atendimentos, ante aos 3.682 realizado no ano passado. O resultado, considerado positivo pela diretora do Procon, Daniela Itice, é um reflexo não só da economia do país, mas também das ações educacionais promovidas pelo órgão.
As principais reclamações referem-se a assuntos financeiros como empréstimos consignados e outros relacionados a bancos, somando 29,9% do total dos atendimentos. Em segundo lugar estão os serviços essenciais, com 28,5% do total, o que corresponde a mais de mil atendimentos. A maior parte das reclamações é sobre os serviços de telefonias fixa e móvel.
Segundo Daniela, a redução das queixas é resultado do trabalho de conscientização para consumidores e fornecedores, promovidos pelo Procon. Em 2018 foram realizadas campanhas de orientação de consumo, sobre materiais escolares e até mesmo uma palestras para idosos, alertando sobre os direitos e principais golpes contra pessoas da terceira idade, especialmente o empréstimo consignado. Foi feita também uma ação local com o comércio, em que cartilhas sobre a afixação de preços foram entregues, orientando comerciantes sobre a exposição dos valores nos produtos.
Outras campanhas sazonais foram realizadas como a do Dia das Mães, dos Pais, e das Crianças, além da Black Friday e do Natal, e uma palestra na sede da Guarda Mirim, orientando o público jovem.
Em também 2018 foi implantado o processo digital do Procon, o que contribuiu para a agilidade do serviço e eficácia na resolução dos problemas, afirmou a diretora. Com essa inovação, todos os documentos da reclamação ficam disponíveis para acesso do fornecedor na plataforma do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), facilitando a compreensão da reclamação e aumentando as chances de acordo. Para Daniela, a outra vantagem é a contribuição para o meio ambiente. "Reduzimos a utilização de papel, e agora os consumidores não precisam tirar xerox dos documentos, pois os originais são escaneados e digitalizados".
Melhorias
Neste ano, a sede do Procon Suzano irá concluir uma reforma iniciada em 2017, que conta com a instalação de ar-condicionado, troca de piso, pintura, parte elétrica, entre outros. Desde a inauguração, em 2016, o prédio não havia passado por nenhuma reestruturação, que foi necessária após problemas como vazamentos e infiltrações. "As condições estavam muito precárias. Era necessária uma reforma para podermos anteder da forma que a população merece", finalizou Daniela.
*Texto supervisionado pelo editor.