A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano concluiu a etapa de levantamento e análise de dados para o plano de requalificação do quadrilátero central da cidade. A fase, que teve duração aproximada de seis meses, avaliou a área compreendida entre as ruas General Francisco Glicério e Dr. Prudente de Moraes e as avenidas Regina Cabalau Mendonça e Armando de Salles Oliveira e agora contará com a participação da sociedade civil.
O levantamento contou com a atuação de mais de 20 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Brazcubas, de Mogi das Cruzes, a partir de um convênio assinado com a Prefeitura de Suzano em junho de 2018. Foi adotado o método "Safari Urbano" - comum em várias capitais do Brasil e do mundo - para apurar o fluxo de pessoas e veículos nas vias e calçadas. O objetivo foi apresentar um cenário atualizado sobre a utilização do centro.
O projeto de revitalização terá o trabalho conjunto das Secretarias de Planejamento Urbano e Habitação, de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, de Manutenção e Serviços Urbanos, de Transporte e Mobilidade Urbana e de Meio Ambiente, bem como da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos.
Um dos pontos abordados tem sido a situação das calçadas para a adequação às normas de conservação e acessibilidade. A expectativa é que no futuro os responsáveis pelos logradouros sejam informados sobre a necessidade de consertos e implantação de guias rebaixadas, além da poda de árvores para maior segurança.
O próximo passo da elaboração do plano de requalificação será realizado em conjunto com a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, nas próximas semanas, oportunidade em que serão divulgados os dados coletados no segundo semestre do ano passado para debate e apresentação de sugestões e críticas.