Os pedestres que costumam transitar pela região que compreende a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco e as ruas Basílio Batalha, Ipiranga e Engenheiro Eugênio Motta, em Mogi das Cruzes, aprovaram as mudanças que foram feitas no trânsito local na última semana de dezembro.
Um semáforo foi instalado no cruzamento da Pinheiro Franco com a Basílio Batalha, próximo à praça dos Imigrantes. O equipamento deve ampliar a segurança na travessia dos veículos vindos da avenida Governador Adhemar de Barros e que acessam a Basílio Batalha em direção à rua Ipiranga. O aposentado Sebastião de Castro Pinto, de 68 anos, achou a instalação do semáforo excelente. "Aqui era muito perigoso. Eu passo por aqui sempre e as pessoas estão respeitando a faixa e o sinal. Ficou ótimo", elogiou.
A frentista Fernanda Batista, 19, que trabalha próximo ao local, diz que já presenciou pedestres imprudentes. "Agora as pessoas estão respeitando mais. Alguns motoristas que não sabiam da mudança acabam passando, mas eles estão se adequando", avaliou.
Já a rua Engenheiro Eugênio Motta passou a ter mão única de direção entre as ruas Ipiranga e a Fausta Duarte de Araújo. Segundo a comerciante Vanda Lucia Cunha, 51, a mudança no tráfego dos veículos será perceptível após o início das aulas. "Por enquanto, não há muito movimento. Mas, eu acredito que o trânsito vai melhorar, o que não acontecia quando eram liberadas as duas mãos", contou.
O frentista Leandro Gomes, 33, aprovou a mudança. "Havia dificuldade para alguns caminhões 'descerem', por exemplo. Causava sempre um problema no trânsito. Então, acredito que essa mudança foi muito positiva", disse.
Segundo informações da prefeitura, outras intervenções devem ocorrer ainda nesse mês. Uma delas será a implantação de faixa exclusiva para a parada de motocicletas no semáforo existente no cruzamento das ruas José Bonifácio e Doutor Deodato Wertheimer, no centro. Outras medidas de engenharia de tráfego deverão ser adotadas neste início de ano.
No Shangai, as ruas Navajas e Major Pinheiro Franco terão as mãos de direção invertidas. Além disso, o canteiro central da rua Olegário Paiva, na altura da rua Navajas, será aberto e o local receberá um semáforo, permitindo a utilização pelo motorista que está no centro e deseja acessar a passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu ou a rua Professor Álvaro Pavan. O retorno atualmente existente em frente ao prédio do INSS será fechado e o cruzamento das ruas Navajas e Doutor Antonio Cândido Vieira receberá um semáforo.
* Texto supervisionado pelo editor.