A Operação Fecha Quartel, realizada no último final de semana, em comemoração aos 77 anos de existência do 17º Batalhão de Policiamento Metropolitano (BPM/M), teve como resultado efetivo 35 pessoas abordadas, 17 veículos e três motos abordados, nove veículos e uma moto fiscalizados. Os militares à frente da operação foram o major Relder e a tenente Eliane. De acordo com o comandante Ary Kamiyama, as operações foram estendidas até o domingo. 
O objetivo da iniciativa foi reunir todos os policiais (folguistas, escalados e administrativos) nas ruas para proporcionar maior segurança para a população. Além disso, no período noturno, os demais batalhões, o 32º de Suzano e o 35º de Itaquaquecetuba, se reuniram para proporcionar segurança àqueles que saem à noite.
A operação, segundo a tenente Eliane, foi de caráter preventivo e voltada à intensificação do policiamento ostensivo com maior presença policial, por meio de pontos de bloqueio de visibilidade, patrulhamento com bicicletas, patrulhamento a pé e saturação das viaturas do Setor e Força Tática.
Diversos delitos foram impedidos, de acordo com o 17º BPM/M, dentre eles roubos, furtos, tráfico de entorpecentes, latrocínio e homicídio. "A operação Fecha Quartel cumpriu seu objetivo, pois obteve sucesso ao prevenir o cometimento de delitos e, consequentemente, garantir a segurança da população. Além disso, uma operação dessa envergadura produz efeitos por algumas semanas quanto a inibição de ações delituosas", comentou a tenente.
A Polícia Militar de Mogi das Cruzes informou que ocorrem com frequência, algumas semanalmente e outras a cada quinzena, diversas ações preventivas, como a Operação Direção Segura, a Operação Direção Segura Integrada, a Operação Força Metropolitana, a Operação Força Total, a Operação Cavalo de Aço, a Operação Rodovias mais Seguras e a Operação São Paulo mais Segura. (N.F.)