As mudanças no trânsito da região do Shangai, com previsão de conclusão de implantação na primeira quinzena de fevereiro, têm criado expectativas positivas junto à população. Ontem, a prefeitura deu início à abertura do acesso para a rua Olegário Paiva pela rua Navajas. As estruturas para a instalação de semáforos na área já foram concluídas.
Depois de estudos para encontrar soluções que permitam a fluidez no trânsito, a Secretaria de Transportes decidiu inverter a mão de direção das ruas Navajas e Major Pinheiro Franco. Além da abertura de acesso à rua Olegário Paiva, o retorno existente atualmente em frente ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será fechado. No Projeto Shangai, foram constatadas que, em média, todos os dias, 54.908 veículos trafegam pela área, conforme divulgação do secretário da pasta, José Luiz Freire de Almeida, em dezembro do ano passado.
Com a mudança, o motorista que sair do túnel não poderá entrar na rua Navajas. Nesse ponto, será instalado um semáforo. Já o motorista que sair do túnel e seguir em linha reta, chegando até o retorno próximo ao INSS, deverá continuar seguindo em linha reta, já que o acesso do retorno será fechado. "Iniciamos a abertura do canteiro e estamos fazendo uma verificação de solo, de semáforos e de sinalização. Acredito que, se tudo corre bem, na primeira quinzena de fevereiro a implantação estará concluída", explicou Almeida. De acordo com a administração municipal, um semáforo também será instalado no cruzamento da rua Navajas com a Doutor Antônio Cândido Vieira.
Para o comerciante Murilo da Silva, de 55 anos, a mudança vai ajudar no tráfego. "Vai melhorar muito no fluxo de veículos aqui, acho que é essa a finalidade da mudança, para ajudar a melhorar o trânsito", disse. A atendente Sandra Bueno, 52, também vê as alterações de forma positiva. Ela, que trabalha em um comércio localizado em frente à uma faixa de pedestres da rua Olegário Paiva, contou que já presenciou acidentes e até mesmo, saiu na rua para ajudar idosos atravessarem. "Vai mudar bastante, espero que seja para melhor, não só para os veículos, mas para os pedestres também. Já vi muita batida de carro, pessoas sendo atropeladas, então espero que ajude", contou.
Por outro lado, há os que não consideram as mudanças necessárias. "Acho que não vai mudar nada, se for mexer na área central aí sim veremos mudanças, mas aqui não tem trânsito, vamos ver o que acontece", apontou o gerente de loja, Marques Filho, 42.
Braz Cubas
Após o Projeto Shangai, o secretário ressaltou que será realizado o Projeto Júlio Simões, com o fechamento de saída na rotatória que dá acesso à avenida, no distrito de Braz Cubas. Depois, será realizada uma mudança na rotatória próxima ao Mogi Shopping. "Estamos seguindo um cronograma. Depois vamos para a área do Mercadão, para implantar duas vagas para pessoas com mobilidade reduzida, um remanejamento das vagas para táxis e de clientes", adiantou.