O Núcleo de Avaliação Física (NAF) será entregue para a população de Mogi das Cruzes em fevereiro. O programa é uma ferramenta para contribuir na prevenção de doenças e vai oferecer avaliações físicas e outros serviços para os mogianos. A informação já havia sido antecipada pelo grupo Mogi News na edição de aniversário de 458 anos da cidade.
Outra novidade para o primeiro semestre deste ano é a criação da Academia dos Jovens. Trata-se de um projeto semelhante às Academias da Terceira Idade (ATIs), mas especializado para usuários em "estágio superior de condicionamento". As primeiras unidades do programa estão previstas para serem instaladas no Parque Centenário e no Parque da Cidade. As declarações são do secretário de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães, em entrevista exclusiva ao Mogi News.
O secretário explicou que a sede do NAF ocupará o antigo espaço da Secretaria de Esportes que, por causa das obras, se encontra no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, no Mogilar. Além do núcleo, Guimarães adiantou que uma parceria com a Faculdade de Tecnologia (Fatec) possibilitará o cadastro dos usuários para o controle de frequência nos espaços públicos, uma das prioridades da secretaria.
"Queremos integrar todo o sistema de monitoramento do esporte e lazer. Criar um cartão de identificação (semelhante ao Sistema Integrado de Saúde, o SIS), para monitorar quais atividades, esportes e parques são mais utilizados pela população e, assim, dar mais estrutura para essas pessoas", completou o secretário.
Sobre as Academias dos Jovens, que serão instaladas nos parques municipais, Guimarães afirmou que é mais um atrativo para a prática de esportes dentro da cidade. Em resumo, as AJs funcionarão de forma semelhante às ATIs, programa já vigente no município. Porém, a diferença é que as ATIs são "um convite para sair do sedentarismo" e as novas AJs, que serão entregues no primeiro semestre deste ano, serão destinadas a um "estágio superior de condicionamento".
Outro projeto que será implementado na cidade é o Compete Mogi, programa que custeará as despesas de atletas mogianos de alto rendimento para a disputa de torneios dentro do país. Serão destinados R$ 150 mil para este projeto. "Serão analisados as condições e os pedidos dos atletas para o custeio. Após análise da prefeitura, será aprovada esta verba para os atletas", explicou o secretário.
Bola na Rede
Outro projeto que teve continuidade em 2018 foi o Bola na Rede, programa que prevê a implantação de campos de futebol em bairros da cidade. Já foram entregues duas unidades, uma na Vila Cléo e outra no Jardim Santa Tereza. O projeto completo prevê a inauguração de 11 campos de futebol com grama natural ou sintética, de acordo com a necessidade de cada local. Para este ano, o secretário Nilo Guimarães antecipou que serão entregues mais quatro unidades e as outras cinco têm previsão para estarem prontas em 2020.
* Texto supervisionado pelo editor.