A população de Ferraz de Vasconcelos está se organizando para a manifestação "Fora Zé Biruta", que tem o objetivo de realizar cobranças ao prefeito José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, sobre os rumos tomados na direção do município. A manifestação será realizada sexta-feira às 11 horas. O ponto de saída será em frente ao prédio do Centro de Convenções Haja Abissamra, na região central. A parte final da manifestação ocorrerá em frente ao prédio da prefeitura.
Os manifestantes passarão pela avenida Brasil, Quinze de Novembro, seguindo pela rua Otávio Rodrigues Barbosa até a beira da linha férrea. De lá, seguiram para o prédio da prefeitura.
De acordo com um dos organizadores da manifestação, Anderson dos Santos Dias, conhecido como Gustavinho, idealizador de uma página na Internet chamada "Salve Ferraz"; a expectativa é de que a população compareça, mas não apostou em um número de participantes para o evento. "As pessoas em Ferraz estão cansadas com o descaso da prefeitura em todas as áreas. Vamos cobrar da administração pública um posicionamento para resolver todas as áreas que estão carentes, no geral: asfalto, saneamento, segurança, entre outras. Estamos em estado crítico", declarou.
O organizador informou que, caso o prefeito não responda à manifestação, o protesto voltará às ruas. "Vamos cobrar a fiscalização dos vereadores. Sabemos que a prefeitura não trabalha sozinha, o parlamento deve fiscalizar", destacou. Dias contou que está otimista de que a manifestação dará resultado. "A população está indignada desde os dois últimos governos", completou. Os ex-prefeitos de Ferraz eleito pelo voto, Jorge Abissamra, que responde por acusação de lavagem de dinheiro, e Acir Filló, que está com pedido de soltura sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF), mas permanece preso desde abril do ano passado por fraude em licitação e desvio de dinheiro público, não agradou aos moradores.
Três mandatos
Da coligação "Resgata Ferraz", Zé Biruta, de 67 anos, já ocupou o cargo de chefe de Executivo em dois mandatos. O primeiro entre os anos de 1993 a 1996 e o segundo de 2001 a 2004. Eleito em 2016 para um terceiro mandato, ele ainda tem mais dois anos inteiros à frente de Ferraz.
*Texto supervisionado pelo editor.