A Câmara de Ferraz de Vasconcelos elegeu na manhã de ontem os vereadores integrantes de 14 Comissões Permanentes (CP) para o biênio 2019/2020. Três delas foram incluídas este ano: a de Transporte Público; de Promoção, Assistência e Desenvolvimento Social e Proteção e Bem-Estar Animal. O evento foi convocado pelo presidente Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB).
Além das três novas comissões, fazem parte as CPs de Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, Finanças e Contabilidade; Obras e Serviços Públicos; Saúde, Cultura, Lazer e Turismo; Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo; Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Defesa dos Direitos do Consumidor; Segurança Pública; Defesa dos Direitos do Idoso e Ética de Decoro Parlamentar. "Acredito que as comissões vão abrir portas para convocar secretários, questionar assuntos importantes como saúde e educação, que são áreas grandes. A Educação é responsável por mais de metade do orçamento, há demanda em creches, escolas para serem reformadas, material escolar que não é entregue há mais de três anos, então vamos cobrar e pedir esclarecimentos", contou o vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue.
Das novas CPs, Renatinho é relator de Proteção e Bem-Estar Animal, uma das pautas consideradas importantes, principalmente por não ter um centro de zoonoses. "Iniciamos a discussão ano passado e cobramos da prefeitura algumas leis direcionadas à causa animal. O vereador Claudio Squizato (PSB) que é o presidente da comissão também é muito engajado nisso, então o bem-estar animal tomou uma proporção que a câmara entendeu necessária criar a CP", explicou.
A função do Legislativo é criar leis e fiscalizar o Executivo. Até 2020, o presidente da Câmara de Ferraz, pretende cobrar com afinco a administração municipal. "As comissões mostram mais cuidado com a população e temos que ter mais representatividade aqui dentro. No biênio passado cobramos muito, e nesse vamos continuar cobrando também", afirmou.
David ressaltou que a relação da câmara com a prefeitura é harmônica, no entanto, acredita que o prefeito, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, peca na lentidão. "Entendemos as dificuldades, mas já passou do ponto, os trabalhos estão lentos. O prefeito é responsável, mas tudo é muito lento, não vamos aceitar isso nesses dois anos", finalizou.