A história do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano começa em 20 de janeiro de 1942, com o nome de Companhia Independente Provisória, sediada na capital do Estado, que tinha como responsabilidade as zonas norte e leste. Essa companhia foi extinta em 1948, dando origem ao Batalhão Policial, primeira unidade de policiamento com radiopatrulhas da capital.
Na década de 1950, a companhia reaparece, com sede em Mogi das Cruzes. Meia década depois, por força do Decreto 7.289, passou a denominar-se 17º BPM/M, subordinada ao Comando de Policiamento de Área (CPAM-12) e, em 1989, com a reestruturação organizacional da Polícia Militar, o batalhão passou a contar com quatro companhias de policiamento para melhor atender a região, sediadas nos municípios de Guararema, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e Salesópolis.
Ao longo de sua existência, de acordo com a PM, os militares têm por função primordial a preservação da segurança e ordem pública. Essa função é posta em prática por meio do estabelecimento de metas para a redução de crimes, a integração entre as polícias, sociedade e o trabalho de inteligência para identificar e coibir práticas criminosas recorrentes. (N.F.)