As cidades do Alto Tietê enfrentaram fortes chuvas ao longo da semana. Apenas em Mogi das Cruzes, choveu anteontem 47,2 milímetros, equivalente a cinco dias de chuva, segundo informações da prefeitura. Em Suzano, o índice pluviométrico foi de 42 milímetros, semelhante a Ferraz de Vasconcelos, com 42,5 milímetros. A previsão é que as chuvas continuem por todo o fim de semana, segundo o Climatempo.
Benedito Tiarga, de 69 anos, que mora em Suzano, teme o período de fortes chuvas. "Entre ontem (anteontem) e hoje (ontem) não tivemos pontos de alagamento, mas o medo é constante. Até mesmo pelo histórico das chuvas e alagamentos da cidade". No município os índices pluviométricos anteontem foram de 42 milímetros na zona sul, 26 na área central e 18 na região norte.
Em Mogi, segundo a prefeitura, anteontem houve pontos de alagamento em Jundiapeba, Cezar de Souza e Braz Cubas. O índice pluviométrico foi de 47,2 milímetros. A reportagem esteve no primeiro distrito nesta semana, e os moradores reclamaram do problema que se repete todos os anos.
Já, segundo a Defesa Civil de Ferraz, algumas medidas preventivas foram efetuadas, como a limpeza de bueiros e córregos e o monitoramento de áreas de risco, como o bairro Vila Jamil e Itajuíbe. Em dezembro, alguns municípios iniciaram operações preventivas e de atendimento emergencial, voltado para deslizamentos, alagamentos e outros problemas causados pela chuva.
Em Poá, o piscinão da Vila Romana, que começou a funcionar no fim de 2017, tem evitado alagamentos na região central e em outros bairros da cidade, mesmo não tendo sido concluído.
Lazer
Apesar do clima chuvoso, a represa de Taiaçupeba, em Mogi, recebeu visitantes na manhã de ontem. Famílias e grupos de amigos, vindo de outras localidades como Guarulhos, pescavam no local. (*Texto supervisionado pelo editor)