A transferência do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) da área central de Mogi das Cruzes para um terreno ao lado do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), na Vila São Francisco, está sendo estudada pelo Executivo. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, o equipamento atualmente, localizado na avenida José Benedito Braga, 496, não tem estrutura e acessibilidade necessária para a oferta de todos os serviços. Para o novo equipamento, não há previsão de ampliação no atendimento, mas a pasta afirmou que atenderá demandas necessárias.
Por conta da falta de estrutura, a administração municipal passou a pensar na possibilidade de construir uma nova unidade em um local considerado adequado e de fácil acesso. No entanto, ainda não há previsão para que o projeto de concretize, já que "depende de recursos", segundo a pasta.
O Centro Pop conta com capacidade de atendimento diário para 30 pessoas, com prestação de serviço de café da manhã, almoço e banho. "Além disso, há os atendimentos individuais e em grupo. Contudo, a média de pessoas que passa pelo serviço é de 60 pessoas por dia, considerando as pessoas em trânsito, que acessam apenas para inclusão e atualização do Cadastro Único e orientações diversas", informou a pasta.