Profissionais da Secretaria de Saúde de Poá e do setor privado estiveram ontem na Câmara de Vereadores para dar continuidade ao trabalho das campanhas "Janeiro Branco" e "Janeiro Roxo", destinadas à conscientização da população quanto a saúde mental e a hanseníase.
Pela primeira vez em parceria com a Secretaria de Saúde, psicólogos voluntários da campanha "Janeiro Branco" ministraram palestras no auditório da Câmara. O objetivo foi fazer que todas as pessoas e instituições reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições.
A campanha "Janeiro Branco" tem como tema principal "Quem cuida da mente, cuida da vida". Segundo o psicólogo Cezar Alves, o objetivo é buscar por meio do contato com a população levar informações que venham a prevenir a saúde mental. "Foram três palestras realizadas no dia de hoje, com tópicos diferentes, que abrangeram assuntos como atividades físicas, alimentação saudável, sono, a questão de como lidar com a morte ou respaldo para as pessoas que trabalham com idosos".
Já no período da tarde, a palestra realizada foi sobre a hanseníase. Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e consolidou a cor roxa para campanhas educativas para a conscientização da doença. Em Poá, outras atividades já foram realizadas durante todo o mês e a campanha foi intensificada no dia de hoje com o evento na Câmara.
De acordo com a palestrante, a enfermeira Renata Yeda, que é coordenadora do Programa de Hanseníase, que é desenvolvido no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), o foco da palestra foi com relação aos sintomas da doença, pois o diagnóstico precoce é essencial para que o tratamento seja o mais eficaz possível.
"Quanto antes o diagnóstico, mais rápido a cura e este é o nosso objetivo. Levar informações à população para que fique atenta quanto aos sintomas é muito importante", esclareceu Renata Yeda.