A 1ª Semana de Farmácia Hospitalar da Pró-Saúde no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Mogi das Cruzes, realizada entre os dias 21 e 25 de janeiro, contou com palestras, treinamentos e um cine pipoca, que encerrou a iniciativa. O evento se pautou no Terceiro Desafio Global de Segurança do Paciente - Medicamento sem danos, lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2017. A proposta tem o objetivo de reduzir em até 50% os danos evitáveis associados a medicamentos em um período de cinco anos.
A iniciativa teve três focos: os nomes semelhantes de medicamentos, drogas de alto alerta (são os remédios que possuem risco aumentado de trazer danos aos pacientes se utilizado de maneira incorreta), além da farmacovigilância, que são as ações de detecção e prevenção dos efeitos adversos e outros problemas associados à medicação.
A coordenadora de Farmácia do HMMC, Ariane Reis, destacou a importância de realizar o evento que mobilizou todos os colaboradores da parte assistencial. "Encerramos a Semana de Farmácia com uma sensação de dever cumprido. Foi um evento onde trabalhamos a segurança do paciente e também o papel do farmacêutico para auxiliar toda a equipe médica e assistencial", destacou.