As ações de intercâmbio de Mogi das Cruzes com outros países vêm sendo intensificadas. Uma comitiva mogiana está na China, onde visita as cidades de Xiamen, Hangzow, Quintilha e Pequim. O grupo é formado pelos secretários municipais de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, e do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, e o vereador Jean Lopes (PCdoB).
Na China, entre os locais visitados, estão a empresa Everbright Internacional, uma usina de lixo que transforma os resíduos em energia utilizável, e a Dahua, que desenvolve o sistema de Smart City com o objetivo de zerar índices de violência em cidades chinesas.
O trabalho de integração com os chineses foi iniciado em setembro de 2017, com encontros que o prefeito Marcus Melo (PSDB) realizou com integrantes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil China e da Associação Geral de Shangai. Em setembro do ano passado, o prefeito visitou a China, a convite do governo chinês. Na ocasião, ele participou de reuniões com empresários e representantes de municípios chineses. Também foi assinado um tratado de cooperação econômica, cultural e tecnológica com a cidade de Fangzi, distrito de Weifang. Já em dezembro, foi assinado, em Mogi das Cruzes, um convênio na área de tecnologia voltada ao setor agrícola com a cidade chinesa de Weifang.
Bélgica
Mogi das Cruzes também possui uma estreita relação com a Bélgica. O município recebeu a seleção da Bélgica durante a Copa do Mundo de 2014 e possui convênio de cidade-irmã com o município de Tournai, que propiciou a criação do Mogilínguas, uma parceria da prefeitura com a empresa Altissia. Atualmente, há mais de 23 mil mogianos inscritos no programa, que oferece o ensino das línguas inglesa, espanhola e francesa.