Ferraz de Vasconcelos começou o ano em situação crítica, com a possibilidade de decretar estado de calamidade pública. Na manhã de ontem, houve uma reunião na prefeitura entre o prefeito José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, e alguns vereadores e secretários, quando foi discutida a hipótese. O vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue, confirmou o encontro e a discussão do assunto.
Na oportunidade, foi definido ainda em caráter emergencial a contratação de três caminhões-pipa para a limpeza das áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingem a cidade desde o começo de dezembro. Outra medida tomada durante a reunião foi a autorização para abertura de licitação para a aquisição de uma máquina destinada a limpeza dos rios da cidade, tarefa que, segundo o vereador, não é realizada há três anos.
Os caminhões-pipa contratados pela prefeitura ajudarão no processo de limpeza da cidade e estarão disponíveis entre hoje e amanhã. Ainda no mês de dezembro, o muro de duas escolas caíram devido às chuvas, de acordo com informações do vereador. O processo licitatório para a construção de novos muros também terá início amanhã. Renatinho ressaltou que há 12 anos a prefeitura não realiza reforma nas escolas e que algumas estão com infiltração e goteiras.
Segundo o vereador, o prefeito não se encontrava na prefeitura na última quarta-feira e também não atendeu as ligações realizadas por ele. "A cidade está em estado de abandono. No domingo passado, havia pessoas ilhadas, pessoas que perderam móveis, roupas e medicamentos. Então, liguei para o prefeito, para o secretário de Serviços Urbanos e para a Defesa Civil e ninguém me atendeu para ajudar aquelas famílias", contou Renatinho.
O vereador questionou a gestão do prefeito Zé Biruta e disse que ele se afastou da população de Ferraz. "O principal problema que temos em relação à administração do Zé Biruta é a falta de zeladoria, a distância criada entre ele e as pessoas. A gestão dele está fazendo bem para a saúde financeira da cidade, mas o município está abandonado", concluiu Renatinho.
O prefeito Zé Biruta foi procurado pela reportagem para dar explicações sobre os fatos, mas não foi localizado e nem respondeu aos questionamentos até o encerramento desta edição.
Impeachement
No próximo dia 25, haverá no município uma manifestação pedindo o impeachment do prefeito Zé Biruta. Combinado pelas redes sociais, o evento acontecerá na avenida Brasil, às 11 horas. Sobre o tema, o vereador Renatinho afirmou que acha improvável que o impeachment ocorra agora, mas que toda forma de manifestação é válida.
* Texto supervisionado pelo editor.